Fábula
As fábulas são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos, em que os personagens são animais que apresentam características antropomórficas, ou seja, são lhes atribuídas características humanas. Neste género literário é, portanto, frequente o recurso à personificação.
Lenda
A lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos que combinam factos reais e históricos com factos irreais que são meramente produto da imaginação humana.
Conto
Um conto é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras de personagens previamente retratadas. A ação decorre num determinado tempo e espaço, contada por um narrador, e tem apenas um clímax.
Poema
No texto poético o autor apresenta a realidade de forma criativa numa linguagem bastante expressiva. O texto que daí resulta chama-se poema, que é um conjunto de versos agrupados em estrofes.
Epopeia
A epopeia é um género narrativo, geralmente escrito em verso, extenso, que visa celebrar feitos grandiosos de heróis, reais ou lendários.
Romance
Narrativa de grande complexidade e variedade de técnica narrativa, frequentemente com estudo psicológico das personagens e introdução de episódios autónomos (micronarrativas), reflectindo a atmosfera psicossocial da época em que se insere.
Soneto
Composição poética de catorze versos, dispostos em duas quadras e dois tercetos. O metro mais utilizado no soneto é o decassílabo.
Crónica
Narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica.
Texto dramático
Um texto dramático é escrito em função de uma possível representação. Ao seu autor dá-se o nome de dramaturgo.O texto dramático pode ser escrito em prosa ou em verso. A acção é apresentada pelas personagens e situa-se num tempo e num espaço.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O teu comentário é muito importante para o bom funcionamento deste espaço
Obrigado